segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Módulo II Saúde na escola Vídeo-aula 3

Módulo II - Semana 1 - Vídeo-aula 3
Prof. Li Li Min

     Introdução: Saúde na escola

     Saúde na escola será o tema de discussão para as próximas aulas:

     Questão da mortalidade enfrentada pelos brasileiros hoje: 
     Principais causas: derrame ou acidente vascular cerebral, doenças coronárias, e causas externas particularmente violência.
     Essas situações estão presentes no cotidiano da sociedade e na escola, e essa pauta é bastante pertinente para as discussões em classe, pois o que temos de mais importante é a nossa saúde e uma maneira de promover a saúde é debatendo sobre esse aspecto tentando sobretudo prevenir o aparecimento de doenças.
     As causas de mortes são diferentes de acordo com a faixa etária:
     De 1 a 39 anos, a principal causa é a violência;
     De 40 a 50 anos para cima, são as causas cardiovasculares/ o grande vilão são os riscos que não restamos atenção, muitas vezes são comportamental, alimentares, uso do álcool e cigarros, no entanto podemos prevenir se fizermos isso numa idade mais cedo.

     Crescimento do ponto de vista físico: Como avaliar se o crescimento está dentro de uma curva normal.
  
                                                               
     Disturbios alimentares: questão cada vez mais frequente também é a questão da anorexia nervosa.

                                                                 
     TDH: fazer uma reflexão e pensar em uma maneira de ajudar esses alunos diagnosticado, "rotulados" com esse termo TDH.

                                                   
     Afetividade: abordagem da sexualidade, em particular na adolescência e como podemos discutir esses assuntos nos ambientes escolares, esse é um desafio para os professores, já que é um assunto bastante polêmico, no entanto é papel do professor promover debates sobre a sexualidade na adolescência, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

                                                
     Violência escolar: a questão da violência hoje está tão complexo que observamos algumas situações de alta periculosidade, de alunos que chegam a levar armas para dentro da sala de aula, de alunos que ameçam os professores. Como as políticas na escola podem lidar com essa situação?

                                                                              
 Bullying: estrapola as salas de aula e alcança os espaços virtuais na internet, enquanto educador podemos de alguma maneira modificar essa situação?

                                                                
     Drogas: os jovens cada vez mais estão sendo vítimas das drogas, falamos de drogas mais pesadas, e acabamos esquecendo de outras drogas que tem efeitos psicoativos que também tem tanta importância quanto essas drogas, como maconha, extase, cocaína, heroína, craque, tabaco, que também tem muita importância na questão de formatação do comportamento do jovem, e de colocar os jovens em uma situação de risco ou perigo. É muito importante abrir um espaço para discutir sobre as drogas em sala de aula porque infelizmente ela está hoje nas ruas e na nossa sociedade como um todo.

                                                                         
     Mídias: muitas vezes ela molda o nosso comprtamento, a influência comportamental é uma via ascendente, a mídia influencia a criança e a criança influencia os pais a querer comprar alguma coisa. Os valores hoje estão sendo formatados pelas mídias. Como podemos discutir esses assuntos em nossa escola? Que valores nós queremos passar para os nossos alunos? Como nossos alunos podem enfrentar melhor esse bombardeio, esse assédio que as mídias estão fazendo cada dia?

                                                            
      Estresse: está presente em nosso dia-a-dia, são tantas as exigências para alcançar índices de excelência e tantas atividades físicas, sociais, que acabam trazendo uma sobrecarga muito grande físicos e psicológicos e a todo momento as crianças  e nós adultos somos colocados à prova disso.

                                           
     Depressão: estudos apontam que crianças podem vir a ter sintomas depressivos, inclusive depressão grave, mas muitas vezes passam desapercebidos porque não se acredita ou acreditava que não havia esses transtornos de humor nas crianças.

                                                                
     Saúde do professor: nós professores também somos seres humanos, e temos uma saúde que precisamos preservar, afinal  professor doente não consegue levar a discussão de saúde para a sala de aula. O professor precisa estar em forma, em condições de levar a sua atividade profissional plena.



                                         
     

     


    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário