sábado, 17 de novembro de 2012

Módulo II Educação Comunitária Vídeo-aula 14

Módulo II - Semana 4 - Vídeo-aula 14
Prof. Sonia Castellar

     Cartografia e representação de lugares



      Leitura de mapas
  • É preciso ler os mapas e não apenas copia-lo;
  • A partir da representção gráfica, cartográfica eu posso ler criticamente e ver, entender o que está acontecendo nesse lugar;

          Como já relatei na aula anterior, os alunos dos 5º anos da escola E E José Bartocci, fizeram um projeto sobre o bairro da Vila Ré, eles fizeram pesquisas, entrevistas com moradores antigos, fizeram um mapa do entorno da escola, receberam fotos antigas da cidade ( que foram doadas por moradores), onde puderam fazer uma comparação de como a cidade era antes e como está atualmente.
     Esse projeto foi muito importante, porque os alunos descobriram que no lugar das casas existentes hoje, existiam enormes fazendas, onde hoje é o metrô já foi uma estação ferroviária, a mudança das suas arquiteturas, a história dos habitantes, quem foi o fundador do bairro, qual era o governador na época da inauguração da escola, entre várias outras informações.

Abaixo se alguns mapas que foram pesquisados pelos alunos para entender melhor o entorno do bairro.



 



     Alguns Mapas antigos:


     Alguns Mapas atuais:


    
       A representação cartográfica é um meio de entender o mundo, os países, os estados, os municípios, as cidades e os bairros.
     Desde os tempos antigos os povos faziam registros das suas descobertas através de representações gráficas, antes mesmo da invenção da escrita, esses eram confeccionados em placas de argilas, e fazem parte da nossa história.
     Acredito que seja importante também os alunos conhecerem a história dos mapas, entenderem que servem para o reconhecimento de teritório, definição de fronteiras, indicação de caminhos, entre outros.
     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário