quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Módulo I Educação e Valores Vídeo-aula 27

Módulo I - Semana 7 Vídeo-aula 27
Prof. Patrícia Junqueira

     Práticas de cidadania

     Nessa aula a professora Patrícia Junqueira fala sobre as práticas de cidadania com enfoque no desenvolvimento e elaboração de projetos, de atenção direta à comunidade.
     Perspectiva psicossocial sobre a realidade social como processo de construção histórico-cultural, nessa perspectiva a realidade social determina a historia pelas transformações que acontecem na experiência humana.
     O sujeito humano é compreendido como um sujeito histórico, onde ele é ao mesmo tempo o produtor dessa realidade social, cultural e histórica na qual ele está inserido e ao mesmo tempo determinado por essas conjunções históricas e culturais.
     A aquisição de conhecimento se dá através das referencias de sentidos  que estabelecem com a relação e interação com o outro (a sociedade), levando em conta suas crenças. convicções e opiniões, e a partir dela fazerem suas escolhas.
     Para trabalhar com projetos que atendam as necessidades da comunidade, suas características e seu contexto social estreitando a relação entre os conhecimentos formais científicos e o saber popular, visando promover a cidadania humana.

       
     As etapas de elaboração de projetos de atenção direta: 

    A etapa inicial deve ser feita de maneira detalhada, através de observações e diálogos.


    Estabelecer parcerias com representantes da comunidade.

    É importante que as pessoas que pretendem desenvolvero o projeto, se apresentem, esclareçam seus objetivos e procurem conhecer como funciona a dinâmica da comunidade, o que ela valoriza, quais são as suas convicções, qual a origem das pessoas que formam a comunidade, quais são as pessoas que exercem papéis de liderança na comunidade e estabelecer relações de parceria simétrica.

    Fazer um levantamento da demanda dessa comunidade e problematizar para que encontrem as razões geradoras dos problemas que a comunidade apresenta.

     Etapas para a elaboração do projeto

    
     Objetivos: ( estabelecer claramente os objetivos que se pretende atingir)
     Definição do público alvo: ( é importante que seja definido no início do projeto, qual é a comunidade e o contexto em que vivem)
     Metodologia e estratégias de intervenção: (as metodologias e estratégias devem ser escolhidas para atingir os objetivos do projeto)
     Resultados esperados: (definir o que se pretende alcalçar)
     Cronograma: ( possibilita a organização e planejamento do projeto)

     Abaixo segue um exemplo de projeto que visa beneficiar milhões de pessoas em todo o país, atendendo a população nas áreas de saúde, cidadania, esporte e educação. Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que se preocupa com as necessidades da populaçao brasileira e investe em projetos assistenciais. 



     

   


Itaporanga sedia neste sábado Ação Global que acontece em 29 cidades de todo Brasil e oferece serviços gratuitos

Neste sábado (5) acontece, simultaneamente, das 9h às 17h, em 29 cidades em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, o Ação Global Nacional 2012. Na Paraíba, o projeto que é promovido pela Rede Globo e o SESI, será realizado na cidade de Itaporanga em parceria com a Prefeitura Municipal. Desde a última terça-feira (1º) que a equipe do SESI está em Itaporanga desenvolvendo ações em todos os bairros da cidade.

O projeto oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, esporte e educação. Em sua 19ª edição, o evento conta com a participação de 40 mil voluntários, entre profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs, que se mobilizam num mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhões de pessoas.
A organização do projeto espera realizar cerca de 2 milhões de atendimentos em todo o país. Na lista de serviços oferecidos estão: emissão de documentos, orientações de saúde, oficinas educativas, atividades de lazer e espaço dedicado à beleza e estética, entre outros. Com a campanha "Eu faço Ação Global o ano inteiro", o projeto conta com 2.500 instituições parceiras que trabalham para ajudar na conquista da cidadania não só do evento, mas também em atividades independentes de voluntariado ao longo do ano.
Em Itaporanga o evento terá postos de atendimento da Defensoria Pública, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON), além de serviços gratuitos e atividades para toda a família.
Os serviços oferecidos são: 
Documentação - 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade
                          1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho
                          Emissão de 1ª via de CPF

Cidadania- Serviços bancários, orientações trabalhistas e jurídicas e verificação serviço militar
Serviço de Saúde: Consulta em clínica geral e especializada, exames, vacinas, consultas oftalmológicas, orientações preventivas e ações sobre hábitos saudáveis, além de orientações sobre alimentação. 
Serviços de Educação: oficina de geração de renda e orientações profissionais
Outros serviços: Corte de cabelo e atividades de esporte, diversão e lazer.

 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário