segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Módulo II Educação Comunitária Vídeo-aula 1

Módulo II - Senana 1 - Vídeo-aula 1
Prof. Ulisses Araújo

     A escola e as relações com a comunidade

     Nessa aula o professor Ulisses discute as necessidades da escola para os dias atuais, buscando de fato integra-la com a comunidade, rompendo os seus muros e paredes, ampliando os recursos da cidade e principalmente de seu entorno no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.
     Todas as ações devem considerar a escola, e seu currículo, como o centro das ações.
     É necessário considerar os espaços onde as pessoas vivem, envolver os trabalhadores e comerciantes da comunidade, família e tudo ao seu entorno.
     A idéia central é que tudo que acontece fora dos espaços normais e dos conteúdos normais da escola devem ser introduzidos no currículo da escola entendendo que o entorno da escola, o bairro faz parte do aprendizado, pois tem uma série de conteúdos que podem ser problematizados e levados para o dia-a-dia dos alunos/alunas.
    
     É preciso sair das quatro paredes da escola e fazer um passeio em torno da escola para conhecerem os problemas da comunidade, trazendo essas problemáticas para o currículo da escola, onde os alunos/ alunas poderão buscar soluçoes para os problemas encontrados, tornando-os cidadãos críticos, reflexivos, autonômos capazes de propor soluções para o desenvolvimento da sociedade.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário