Prof. Marco Neira
Transformações sociais, currículo e cultura
Transformações sociais e a função social da escola
- Globalização: os efeitos principais da globalização pode ser sentido nas relações cotidianas e no fazer comum de todos nós. O tempo inteiro somos alcançados por produtos culturais, artefatos produzidos em outros lugares. Podemos acompanhar ao vivo um fato que está acontecendo praticamente do outro lado do mundo.
- Contexto democrático: acesso e permanência às crianças com deficiências na escola, movimentos sociais, participação de grupos, como mulheres, analfabetos, joevens nos processos eleitorais. A sociedade veio lentamente se democratizando.
- Uma sala de aula é um contexto multicultural, uma família também é um contexto multicultural.
- Cultuar, cultivar: Grécia antiga
- Estado de espírito: França, séc. XVIII
- Associação à razão e civilização (Iluminismo)
- Fator de identidade nacional: (Alemanha, séc. XIX)
- Modo de produção de classe: (Inglaterra, séc. XIX)
- Evolucionista: (Tylor)
- Relativista: (Boas)
- Funcionalista:(Malinowiski)
- Sistêmica: (Durkhein)
- Interpretativa: (Geertz)
- Campos de lutas (Hall)
- Incorporação
- Distorção
- Resistência
- Negociação
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