domingo, 18 de novembro de 2012

Módulo II Educação Comunitária Víde-aula 17

Módulo II - Semana 5 - Vídeo-aula 17
Prof. Marco Neira

     Transformações sociais, currículo e cultura

     Transformações sociais e a função social da escola

  • Globalização: os efeitos principais da globalização pode ser sentido nas relações cotidianas e no fazer comum de todos nós. O tempo inteiro somos alcançados por produtos culturais, artefatos produzidos em outros lugares. Podemos acompanhar ao vivo um fato que está acontecendo praticamente do outro lado do mundo.


        
                                                                                      
  •  Contexto democrático: acesso e permanência às crianças com deficiências na escola, movimentos sociais, participação de grupos, como mulheres, analfabetos, joevens nos processos eleitorais. A sociedade veio lentamente se democratizando. 









  •  Uma sala de aula é um contexto multicultural, uma família também é um contexto multicultural.
As crianças chegam à escola com determinados valores, conceitos, noções, modos de ver o mundo, concepções sobre a vida, etc.








      Currículo: "Como toda experiência proposta pela escola ou a partir dela"

               
     Cultura
  • Cultuar, cultivar: Grécia antiga
  • Estado de espírito: França, séc. XVIII
  • Associação à razão e civilização (Iluminismo)
  • Fator de identidade nacional: (Alemanha, séc. XIX)
  • Modo de produção de classe: (Inglaterra, séc. XIX)
     Cultura da Antroplogia
  • Evolucionista: (Tylor)
  • Relativista: (Boas)
  • Funcionalista:(Malinowiski)
  • Sistêmica: (Durkhein)
  • Interpretativa: (Geertz) 
     Cultura, o olhar dos Estudos Culturais
  • Campos de lutas (Hall)
  • Incorporação
  • Distorção
  • Resistência
  • Negociação

Nenhum comentário:

Postar um comentário