Prof.Ana Maria Klein
Dimensões da EDH
Marcos da EDH:
- Presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos desde 1948, a prática efetiva da EDH começou com a Década das Nações Unidas para a educação em matéria de direitos humanos (1995-2005), PMEDH fase 1 Educação Básica.
- No Brasil, Plano Nacional em Direitos Humanos (2003 e revisto em 2005) afirma o compromisso nacional sob a forma de políticas públicas com a EDH.
- O Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3 tem um eixo dedicado à educação e cultura em direitos humanos.
- Tramitando no Conselho Nacional de Educação as Diretrizes Nacionais de EDH, e as instituições de educação terão que desenvolver a Educação em Direitos Humanos.
- Conhecimentos historicamente construídos sobre DH e a sua rela~çao com os contextos internacional, nacional e local.
- Valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos.
- Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados.
- Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.
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