domingo, 28 de abril de 2013

Módulo III Direitos Humanos Vídeo-aula 26

Módulo III - Semana 7 - Vídeo-aula 26
Prof. Aida Monteiro

     O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos

     Nessa aula será abordado o papel da escola no processo educativo de direitos humanos.
     Entendemos que a escola é um espaço muito importante porque é um local onde nós socializamos, aprendemos e construímos diferentes aprendizagens, tanto no campo cognitivo, afetivo e emocional.
     A escola tem uma função social, é uma instituição que reúne pessoas que criam, constroem, discutem e que podem realmente socializar os seus conhecimentos.
     A educação é multidimensional, porque traz conhecimentos que perpassam as nossas subjetividades , esses conhecimentos vão sendo transversalizados.
     A escola para trabalhar uma proposta realmente de educação, que tenha como finalidade e tenha em vista o objetivo de educar para o respeito, para a materialização e até mesmo para a defesa e ampliação dos direitos humanos é preciso que tenha uma intencionalidade, não há projeto sem direcionamento.
    Todo projeto pedagógico é político porque é uma intenção de valores, proposições e fortalecimento da democracia.
     A escola deve desenvolver ações democráticas,valores e atitudes que vão fortalecer  a ampliação dos direitos, o respeito aos direitos, intolerantes com qualquer tipo de preconceito, intolerantes com qualquer tipo de discriminação,é necessário fazer um projeto com orientador, norteador do conjunto de suas ações.


      Se podemos aprender a ser racistas, discriminatórios, preconceituosos ou homofóbicos, nós também podemos aprender a não ser. Nós podemos aprender a ser solidários, tolerantes e isso é um processo de aprendizagem que desde criança até o último dia de vida estamos aprendendo; e a escola é esse espaço importantíssimo porque ela trabalha nesse diálogo permanente com conhecimento, mas também com valores e atitudes, que levam a pessoa a ação.
     É importante que a escola trabalhe nas diferentes linguagens, nós temos uma riqueza enorme na diversas regiões do país, coma as linguagens no campo musical, teatral, corporal, da plástica, poesia.
     A escola precisa trabalhar a identidade das crianças, a identidade dos jovens, mostar a importância que ele tem, que é um sujeito importante e por isso um sujeito de direitos e sujeito de deveres, pois os direitos e deveres são próximos e se houver apenas direitos e não houver deveres, os direitos deixam de ser direitos e passam a ser privilégios.

     
   
    

     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário