sábado, 27 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula 16

Módulo III - Semana 4 - Vídeo-aula 16
Prof. Monica

     Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências

     Essa aula é uma continuidade da vídeo-aula 15 onde foi tratado das culturas juvenis e do papel da tecnocultura na formação de suas identidades.
     Essa vídeo-aula irá relatar a importância das tecnoculturas para as cultultras dos jovens e como utilizar essas ferramentas como prática pedagógica.
     Como já vimos a internet é o ambiente prioritário de grande parte dos jovens, nesse ambiente eles utilizam uma série de práticas: linguagens, expressam sentimentos, fazem produções e por conta disso são influenciados nas suas identidades.
     A escola precisa mapear as práticas dos jovens, aprender essas práticas com eles para conseguir estabelecer o diálogo.
     A prof. Monica relata um experiência realizada nas aulas de ciências do 9º ano do ensino fundamental, onde 6 classes cada uma de 30 a 40 alunos, o material da internet seguia em paralelo com o uso de ferramentas da Web 2.0 e a escolha para realização do projeto entre as mídias sociais foi o "Blog".
  
      De acordo com as pesquisas realizadas o blog produzia:
  • maior motivação;
  • a qualidade do texto produzido pelos alunos era muito melhor;
  • maior capacidade de análise
  • aprofundamento dos conhecimentos



     Essa vído-aula nos mostrou que podemos utilizar diversas mídias para complementar o nosso trabalho de ensino-aprendizagem, e que esses aproximam ainda mais professores e alunos, pois percebemos o envolvimento dos alunos nas atividades de forma prazerosa.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário