Prof. Marcos Garcia
Multiculturalismo: encaminhamentos Pedagógicos
Currículo Multiculturalmente orientado: é um currículo mestiço.
- Prestigia procedimentos democráticos;
- Reflete criticamente sobre as práticas sociais;
- Promove o entrecruzamento das culturas;
- Resiste a reprodução da ideologia dominante;
- Questiona as relações de poder;
- Promove a política das diferenças;
Prática Pedagógica:
- Tematização : pegar um assunto e colocar sob análise, discutí-lo;
- Reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade;
- Hibridização discursiva: temos o discurso acadêmico, o científico, temos a experiência dos alunos, temos o conhecimento do senso comum;
- Mecanismos de diferenciação pedagógica: professores procuram organizar atividades que valorizam repertórios dos alunos de forma diferente;
- Pedagogia do dissenso: a sala de aula como encontro de posicionamentos;
- Concepção metodológica dialética: troca de significados diferentes;
- Abordagem etnográfica: significa olhar para o tema que está sendo trabalhado e tentar encontrar as suas origens, e nas suas origens porque determinadas marcas estão presentes;
- Registro: pelo registro garantimos o percurso, que observamos a documentação e percebemos se estamos caminhando numa direção ou em outra. Podemos perceber se o caminho que optamos é o caminho que vai nos permitir alcaçar os objetivos inicialmente planejados, ou se temos que fazer alguma mudança. O registro também nos permite avaliar o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário