segunda-feira, 15 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula 12

Módulo III - Semana 3 - Vídeo-aula 12
Prof. Marcos Garcia

     Multiculturalismo: encaminhamentos Pedagógicos

     Currículo Multiculturalmente orientado: é um currículo mestiço.
  • Prestigia procedimentos democráticos;
  • Reflete criticamente sobre as práticas sociais;
  • Promove o entrecruzamento das culturas;    
  • Resiste a reprodução da ideologia dominante;
  • Questiona as relações de poder;
  • Promove a política das diferenças;
                  
     Prática Pedagógica:
  • Tematização : pegar um assunto e colocar sob análise, discutí-lo;
  •  Reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade;
  • Hibridização discursiva: temos o discurso acadêmico, o científico, temos a experiência  dos alunos, temos o conhecimento do senso comum;
  • Mecanismos de diferenciação pedagógica: professores procuram organizar atividades que valorizam repertórios dos alunos de forma diferente;
  • Pedagogia do dissenso: a sala de aula como encontro de posicionamentos;
  • Concepção metodológica dialética: troca de significados diferentes;
  • Abordagem etnográfica: significa olhar para o tema que está sendo trabalhado e tentar encontrar as suas origens, e nas suas origens porque determinadas marcas estão presentes;
  • Registro: pelo registro garantimos o percurso, que observamos a documentação e percebemos se estamos caminhando numa direção ou em outra. Podemos perceber se o caminho que optamos é o caminho que vai nos permitir alcaçar os objetivos inicialmente planejados, ou se temos que fazer alguma mudança. O registro também nos permite avaliar o processo.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário