Convivevência Democrática na Escola
Esse vídeo nos traz um pouco da história do bairro do Bom Retiro, que é um bairro que recebe imigrantes de várias parte do mundo, uma característica também notada na Escola Estadual Marechal Deodoro - São Paulo - SP, onde crianças de diferentes origens convivem no mesmo espaço. Nessa escola aproximadamente 30% dos 780 alunos são estrangeiros ou filhos de estrangeiros, principalmente bolivianos, paraguaios, coreanos e japoneses.
As professoras relatam que alguns alunos se sentem incomodados ao serem chamados de bolivianos, japonesa e acabam se fechando em pequenos grupos "iguais", se aproximam por semelhanças culturais e étnicas.
Apesar de não ter nenhum projeto específico sobre as diferenças culturais e etnicas na escola, a diversidade é tratada cotidianamente.
Há alguns quilômetros da escola um grupo de educadores da escola de aplicação da USP desenvolvem um projeto que discutem questões étnico raciais com os alunos, é um projeto "Negritude" que nasceu depois que os professores perceberam um problema de convivência relacionados ao preconceito, as atividades são feitas em horários reservados para o projeto e cotidianamente em sala de aula.
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