Prof. Cesar Rodrigues
Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar
Lugares onde se dá a produção das identidades e diferenças:
- Contexto parental;
- Na comunidade local;
- Na escola;
- Na mídia de uma maneira geral e na televisão de uma maneira específica, a partir da disseminação de uma identidade-referência localizada dentro de um certo grupo etnicorracial.
Nas relações cotidianas entre docente e discente, discente e discente, essas identidades e diferenças vão sendo cada vez mais acentuadas e por conta destas demarcações territoriais algumas e alguns tem acesso a determinadas coisas enquanto outros não tem.
É preciso construir espaços para que essas culturas sejam legitimadas e não sejam mais invisibilizadas dentro da escola, porque elas existem, elas resistem, mas passam por um processo de invisibilização que não faz com que elas deixem de existir , porém, as colocam em uma posição cada vez mais excluída dentro do currículo escolar
Sugestões de encaminhamentos do trabalho docente:
- Como ação inicial, traçar um perfil da comunidade da qual seus alunos são egressos;
- Esse perfil pode ser feito por meio de um mapeamento , de preferência com a participação direta docente;
- A partir desse mapeamento cultural, elencar as facilidades e dificuldades encontradas para o trabalho com as manifestações culturais encontradas;
- "Literatura de Cordel"
- "Escola com Samba"
"Literatura de cordel" |
Literatura de cordel
Aberto:
Felicidade, és um sol
dourando a manhã da vida,
és como um pingo de orvalho
molhando a flor ressequida
és a esperança fagueira
da mocidade florida.
Fechado:
Da inspiração mais pura,
no mais luminoso dia,
porque cordel é cultura
nasceu nossa Academia
o céu da literatura,
a casa da poesia.
Solto:
Não sou rico nem sou pobre
não sou velho nem sou moço
não sou ouro nem sou cobre
sou feito de carne e osso
sou ligeiro como o gato
corro mais do que o vento.
Corrido:
Sou poeta repentista
Foi Deus quem me fez artista
Ninguém toma o meu fadário
O meu valor é antigo
Morrendo eu levo comigo
E ninguém faz inventário
Desencontrado:
Meu pai foi homem de bem
Honesto e trabalhador
Nunca negou um favor
Ao semelhante, também
Nunca falou de ninguém
Era um homem de valor.
A literatura de cordel possui um repertório muito rico para se trabalhar diversos temas de maneira interdisciplinar e transversais.
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