sábado, 27 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula20

Módulo III - Semana 5 - Vídeo-aula 20
Prof. Cesar Rodrigues

     Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar

     Lugares onde se dá a produção das identidades e diferenças:
  • Contexto parental;
  • Na comunidade local;
  • Na escola;
  • Na mídia de uma maneira geral e na televisão de uma maneira específica, a partir da disseminação de uma identidade-referência localizada dentro de um certo grupo etnicorracial.
     Essas identidades e diferenças estão em todos os espaços escolares, porém pode-se dizer que a sala de aula é o espaço escolar onde as identidades e diferenças têm seus territórios mais demarcados.
     Nas relações cotidianas entre docente e discente, discente e discente, essas identidades e diferenças vão sendo cada vez mais acentuadas e por conta destas demarcações territoriais algumas e alguns tem acesso a determinadas coisas enquanto outros não tem.
     É preciso construir espaços para que essas culturas sejam legitimadas e não sejam mais invisibilizadas dentro da escola, porque elas existem, elas resistem, mas passam por um processo de invisibilização que não faz com que elas deixem de existir , porém, as colocam em uma posição cada vez mais excluída dentro do currículo escolar

     Sugestões de encaminhamentos do trabalho docente:
  •  Como ação inicial, traçar um perfil da comunidade da qual seus alunos são egressos;
  •  Esse perfil pode ser feito por meio de um mapeamento , de preferência com a participação direta docente;
  • A partir desse mapeamento cultural, elencar as facilidades e dificuldades encontradas para o trabalho com as manifestações culturais encontradas;
     Exemplos de trabalho com as culturas discentes:
  • "Literatura de Cordel"
  • "Escola com Samba"
     Fugir das inserções curriculares limitadas às datas comemorativas, é preciso que essas manifestações culturais estejam presentes no currículo escolar durante todo ano desde a educação infantil até o ensino médio; se possível dentro de uma perspectiva interdisciplinar.




"Literatura de cordel"


Literatura de cordel

Aberto:
Felicidade, és um sol
dourando a manhã da vida,
és como um pingo de orvalho
molhando a flor ressequida
és a esperança fagueira
da mocidade florida.

Fechado:
Da inspiração mais pura,
no mais luminoso dia,
porque cordel é cultura
nasceu nossa Academia
o céu da literatura,
a casa da poesia.

Solto:
Não sou rico nem sou pobre
não sou velho nem sou moço
não sou ouro nem sou cobre
sou feito de carne e osso
sou ligeiro como o gato
corro mais do que o vento.

Corrido:
Sou poeta repentista
Foi Deus quem me fez artista
Ninguém toma o meu fadário
O meu valor é antigo
Morrendo eu levo comigo
E ninguém faz inventário

Desencontrado:
Meu pai foi homem de bem
Honesto e trabalhador
Nunca negou um favor
Ao semelhante, também
Nunca falou de ninguém
Era um homem de valor.


     A literatura de cordel possui um repertório muito rico para se trabalhar diversos temas de maneira interdisciplinar e transversais.

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