quarta-feira, 24 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula 15

Módulo III - Semana 4 - Vídeo-aula 15
Prof. Monica

     Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnocultura

     O que é juventude?
     É uma concepção natural ou cultural?
     Maturação ou produto das condições históricas e dos discursos?

     A juventude é uma concepção cultural porque é resultado das condições econômicas, políticas e culturais de acordo com cada época e local.


      Condições históricas e discursos

  • Elite na Grécia Antiga (direito ao ócio)
  • Invenção da infância no século XVII (separação das práticas de adultos e crianças)
  • Necessidades pós-revoluções industriais: são as necessidades para o mundo do trabalho (produção da juventude na classe média)/ vai além de aprrender a escrever, ler e contar. 
  • Entre 1945 a 1975 o crescimento econômico é concomitante com o crescimento das mídias que vão ditar  formas de ver o que é ser jovem e a partir daí ocorrem os processos de identificação.
     Padrões de identidade: Dominantes e as "Diferenças"





     Tecnocultura: a cultura juvenil urbana
    
     A "MTV" encomendou cinco dossiês desde 1999 e o último saiu em 2010, para verificar quais são os comportamentos dos jovens.
    E percebeu-se a grande importância que tem os aparelhos eletrônicos na vida deles.
    Em 1999, 15% a 20% tinha celular e internet, e utilizavam com frequência, já no dossiê de 2010, isso passou para mais de 90%.
   



    

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