domingo, 28 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula 24

Módulo III - Semana 6 - Vídeo-aula 24
Prof. Claudia Viana

     Gênero e diversidade sexual: desafios para a prática docente



     Essa vídeo-aula é uma sequência da vídeo-aula 23 que teve como foco o conceito de gênero, no entanto agora a preocupação será em ver como essas relações afetam as práticas e interações estabelecidas no espaço escolar.
     Lembramos que tanto as relações de gênero quanto a diversidade  sexual que dela faz parte se constituem num campo que nós denominamos direitos humanos.
     O Estado e as suas políticas nacionais e locais interpretam e regulam em suas leis várias disposições que se ligam ao gênero: várias das concepções de família, reprodução, educação, estilo de vida, muitas delas entrelaçadas com a construção das relações de gênero.
     O Estado não é neutro, ele regula as identidades sociais e tem tanto na mídia quanto na escola instituições que são muito importantes para o reconhecimento de algumas diferenças, ou para a exclusão social.

     Duas dimensões do conceito de gêneros:
  • Na primeira dimensão o gênero estabelece uma imbricação com a sexualidade, ou seja gênero e sexualidade são socialmente construídos.
  • Na segunda dimensão amplia a análise dos processos de democratização da educação com a demanda dos movimentos sociais.
     Nos programas e planos de educação a partir dos anos 90, podemos reconhcer várias demandas dos novos movimentos sociais, a Constituição Federal de 1988 foi um grande marco.
     No governo de Fernando henrique Cardoso, sob a coordenação do Ministério da Educação se instaura o processo de introdução do gênero e da sexualidade com forte ênfase no currículo, sob a forma de temas transversais a serem explorados e desenvolvidos por professores, Utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, além de várias outras diretrizes que são instrumentos de referência para a construção do currículo a aprtir de uma perspectiva de gênero e de sexualidade.






     

Nenhum comentário:

Postar um comentário