segunda-feira, 15 de abril de 2013

Módulo III Convivência Democrática Vídeo-aula 11

Módulo III - Semana 3 - Vídeo-aula 11
Prof. Marcos Garcia

     Políticas culturais, multiculturalismo e currículo

    A pesquisadora Ana Pereira define políticas culturais como:

     Políticas Culturais Segregacionista: Quando entra em ação, elas vão posicionando as pessoas segundo sua características em determinados lugares. Dependendo do grupo que se pertence pode ou não estar lá:
     Ex: em algumas escolas, em algumas instituições, em alguns lugares que às vezes você entre de automóvel no estacionamento e está uma placa: "vagas reservadas para..." diretores, ruas particulares que só são permitidos estacionamento e circulação de automóveis pelos moradores.
     Políticas Culturais Assimilacionistas: Os significados atribuidos por determinados grupos, são mais interessantes, são corretos, são a identidade, enquanto que os significados atribídos por outros grupos são menos importantes, são ruins, são a diferença, não são os significados corretos.
     Ex: Alunos que são vistos como indisciplinados, alguns programas de televisão.
     Politicas Culturais Integracionistas: São as que enxergam as diferenças e procuram trazer essas diferenças preservando os significados que esses grupos possuem e trazê-los para o convívio com os demais.

     Peter Maclaren classifica multiculturalismo como:

     Conservador ou monocultural: A cultura da qual ele é representante é a cultura verdadeira. É a cultura mais importante, é a cultura que precisa ser colocada em ação.
     Liberal: Num espaço marcado pela diversidade cultural onde existem várias culturas, o que nos iguala, somos todos pertencentes a uma mesma humanidade que nos aproxima, e as culturas que sobrviverão, serão aquelas que têm mais condições.
     Pluralista: As pessoas possuem identidades culturais diferentes, os grupos têm marcadores culturais diferentes, numa sociedade democrática todos precisam se expressar, então cria-se espaços para essas pessoas se expressem. Se não colocar embate, discussão e reflexão eu não saio da minha posição, eu tenho minha cultura e ele tem a dele.
     Essencialista de esquerda: Os grupos vantajosos manipulavam suas experiências, os seus produtos para garantir as suas condições de vantagens, os grupos oprimidos eram intrinsecamente oprimidos nas relações. Todos somos híbridos, em algum momento ocupamos posição de vantagem e em algum momento ocupamos momento de desvantagem. Ninguém é o tempo inteiro oprimido e ninguém é o tempo inteiro opressor.
     Crítico ou intercultural: Ele vai valoriza as diferenças e vai reconhecer que os grupos atribuem significados diferenças às coisas do mundo, só que não vai ficar apenas no reconhecimento. Vai promover experiências de encontro entre as diferenças, de encontro entre os grupos, para que as pessoas possam enxergar como os outros são também, nos vários  pontos, e para que as pessoas possam também compreender quais foram as forças que atuaram para posicionar um grupo de uma maneira, e outro grupo de outra maneira. Não se trata simplesmente de trabalhar o dia da consciência negra, o dia do índio, é fazer também atividades que façam com que as crianças, os jovens entendam quais foram as forças que atuaram para posicionar as mulheres, os idosos, os negros, índios em posições desvantajosas.

     Currículo: O currículo é entendido como toda a experiência propota pela escola, ou a partir da escola. Lição de casa é currículo, usar ou não usar uniforme é currículo, aulas, conteúdos, recreio, todas essas experiências constituem o currículo. (Segundo Drº da Silva)
     Quais critérios são empregados para selecionar temas, conteúdos, exemplos ou atividades?
     Currículo - texto: ao selecionar temas, conteúdos, exemplos e atividades para se desenvolver junto aos alunos, o professor está apresentando uma certa experi~encia cultural que vai posicionando os alunos com relação às coisas do mundo.
     Decisão curricular - ato político: Toda a ação de elaborar a atividade, selecionar o conteúdo, tem que ser uma ação bastante pensada porque estará posicionando as pessoas de uma certa maneira ou outra.
     Currículos conservadores: vão posicionando as pessoas com relação as coisas do mundo de uma forma a tentar manter as coisas como elas estão.
     Currículos assimilacionista: convencer as crianças a uma única e possível maneira de ser.
     Currículos interculturais ou críticos: que reconheçam a diversidade, que trabalhem com diversidade cultural.

    


    

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