domingo, 28 de abril de 2013

Módulo III Direitos Humanos Vídeo-aula 25

Módulo III - Semana 7 - Vídeo-aula 25
Prof. Sinara Zardo

     Comitês de EAD: parcerias possíveis

     Histórico da Educação em Direitos Humanos:

     A proposta de organização de comitês de educação em direitos humanos tem como fundamento a Convenção de Viena, de 93, da Conferência Mundial dos Direitos Humanos, que trabalha a educação como um elemento e uma estratégia a ser implementada nos diferentes países para se constituir uma cultura de direitos.
     A Conferência de Viena é um marco, tanto por introduzir essa questão da educação em direitos humanos pensando na perspectiva de formar sujeitos de direitos, e por ter um impacto na elaboração e implementação das políticas de direitos humanos de todos os países.
     Em 2003 o Brasil instituiu o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, que é instituído na Secretaria de Direitos Humanos, vinculado ao Ministério da Justiça, portaria nº 98.
     Esses Comitês devem servir como órgão de elaboração e de implementação e de monitoramento da implementação da política de direitos humanos e de educação em direitos humanos nos Esatos e Municípios. O Comitê é formado por diferentes profissionais, sejam da área da educação, da justiça e segurança, mídia ou outros profissionais que se envolvam com a questão dos direitos humanos.

     Objetivos dos Comitês:
  • formular a política de educação em direitos humanos nos Esatdos e Municípios;
  • deliberar sobre estratégias de implementação dessa política;
  • monitoramento  sobre a questão da violação dos direitos humanos
     Esses objetivos são colocados no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, mas começa a ser implementado pelo governo federal em 2007, com parcerias de Universidades e com as Secretarias de Estado.
  
     Abaixo segue um vídeo sobre os direitos humanos que achei importante compartilhar.
      http://www.youtube.com/watch?v=T48hEW1mubw


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário