Prof. Valéria Arantes - USP
Temas Transversais em Educação
• Diferentes composições
de transversalidade.
• Práticas de
transversalidade.
Cada instituição
escolar, cada cultura e comunidade deve eleger o os temas prioritários para
trabalhar e esses devem ser
significativos para a comunidade
Há diferentes formas de promover a
transdisciplinaridade.
Defendemos que
os temas: afeto, sentimento, violência,trânsito e saúde também são importantes para se
trabalhar na instituição escolar.
Há os temas
transversais que a legislação brasileira sugere nos PCNs; ética, saúde, meio
ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural e trabalho e consumo.
• 1ª Concepção:
As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo.
Na primeira
concepção entendemos que a escola continua organizada em disciplinas, pois o
objetivo maior da escola é promover o ensino dessas disciplinas.
Temos que
reconhecer o avanço dessa primeira
concepção que também concede um lugar ainda que secundário para os temas transversais,
para as temáticas sociais relevantes para a comunidade integrando a vida
cotidiana e os campos disciplinares.
Esse ensino
fragmentado continua favorecendo um processo de especialização e
compartimentalização da realidade da natureza, pois os professores não se
sentem preparados para trabalhar com temas transversais e partem para a
contratação em professores especialistas na temática ou cria-se um círculo de
palestras convidando profissionais externos, como; médicos, psicólogos,
sociólogos, entre outros, para trabalhar as temáticas, ou trabalhar com
materiais por ONG, cada professor irá trabalhar a mesma temática, porém
continua a fragmentação, pois não há diálogo entre as diferentes disciplinas.
Em
determinadas situações surge a transversalidade trabalhada como “currículo
oculto”, são as trazidas para o currículo a medida que surge oportunidades, a
partir de discussões entre alunos no recreio, e nesta forma há um grande risco
de cair na modalidade.
• 2ª Concepção:
Nesta concepção os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da
educação e passam a ser concebidos como “meio” para se trabalhar os temas
transversais, essa é uma mudança pragmática importante porque as temáticas
serão os pontos de partida e muitas vezes a chegada à formação do sujeito
enquanto que os conteúdos passam a ser concebidos como meio, como instrumento
para se atingir um fim maior que é a educação para a cidadania.
Eixo vertebrador do currículo/ Temas transversais
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