sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Módulo I Temas Transversais Vídeo-aula 6

Módulo I - Semana 2 - Vídeo-aula 6:
Prof. Valéria Arantes - USP


      Temas Transversais em Educação

      • Diferentes composições de transversalidade.

     • Práticas de transversalidade.
     Cada instituição escolar, cada cultura e comunidade deve eleger o os temas prioritários para trabalhar  e esses devem ser significativos para a comunidade

     Há diferentes formas de promover a transdisciplinaridade.
     Defendemos que os temas: afeto, sentimento, violência,trânsito e saúde também são importantes para se trabalhar na instituição escolar.
     Há os temas transversais que a legislação brasileira sugere nos PCNs; ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural e trabalho e consumo.
     

     • 1ª Concepção: As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo.
     Na primeira concepção entendemos que a escola continua organizada em disciplinas, pois o objetivo maior da escola é promover o ensino dessas disciplinas.
     Temos que reconhecer  o avanço dessa primeira concepção que também concede um lugar ainda que secundário para os temas transversais, para as temáticas sociais relevantes para a comunidade integrando a vida cotidiana e os campos disciplinares.
      Esse ensino fragmentado continua favorecendo um processo de especialização e compartimentalização da realidade da natureza, pois os professores não se sentem preparados para trabalhar com temas transversais e partem para a contratação em professores especialistas na temática ou cria-se um círculo de palestras convidando profissionais externos, como; médicos, psicólogos, sociólogos, entre outros, para trabalhar as temáticas, ou trabalhar com materiais por ONG, cada professor irá trabalhar a mesma temática, porém continua a fragmentação, pois não há diálogo entre as diferentes disciplinas.
     Em determinadas situações surge a transversalidade trabalhada como “currículo oculto”, são as trazidas para o currículo a medida que surge oportunidades, a partir de discussões entre alunos no recreio, e nesta forma há um grande risco de cair na modalidade.
      
                                      Eixos vertebrador do currículo/ disciplinas

    
      • 2ª Concepção: Nesta concepção os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser concebidos como “meio” para se trabalhar os temas transversais, essa é uma mudança pragmática importante porque as temáticas serão os pontos de partida e muitas vezes a chegada à formação do sujeito enquanto que os conteúdos passam a ser concebidos como meio, como instrumento para se atingir um fim maior que é a educação para a cidadania.
       

                                      Eixo vertebrador do currículo/ Temas transversais

   
  

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