sábado, 27 de outubro de 2012

Módulo I Temas Transversais Vídeo-aula 22

Módulo I - Semana 6 - Vídeo-aula 22
Prof. Brigitte Haertel
  
     As questões de gênero no cotidiano escolar

     Nessa aula a professora fala sobre a questão de gênero no âmbito escolar sob a perspectiva sócio-histórica e cita alguns eixos propostos pelos PCNs, MEC.
     Os temas transversais permitem abordar questões relativas à formação moral do sujeito como sujeito da própria história - crítico, ativo, autônomo, consciente e ético.
     Na pedagogia de projetos o tema é transversal e de decisão coletiva, no entanto a decisão é voluntária.
     O tema a ser trabalhado deve ser definido pela escola de acordo com a prioridade, mas cada docente adere o projeto na medida em que vai percebendo segurança e compromisso com o tema.
     Três eixos importantes propostos pelos PCNs para trabalhar as questões de gênero:
     Ética/ Orientação Sexual/ Diversidade Cultural.
     Podemos trabalhar os temas de acordo com a faixa etária que a escola atende.
   
     Opcões teóricas para eixos de discussões com os melhores resultados para trabalhar as questões de gênero.

     
     As questões de gêneros estão relacionadas ao nosso sexo - determinação biológica (feminino/masculino).
     Sexualidade - condição definida genéticamente (são influenciadas pela convivência)
     Relação de gênero - São as nossas representações coletivas socialmente constituida.

     Relato pessoal
    
     Nessa aula percebemos que não há espaço para uma sociedade machista, hoje as mulheres saem para trabalhar, os esposos e filhos ajudam nas tarefas domésticas e isso independe do gênero.
     Apesar de já termos avançado bastante ainda nos deparamos com algumas atitudes machistas e preconceituosas, vou relatar uma experiência que vivenciei durante uma atividade de brincadeiras:
     A pedido dos alunos deixei que em um determinado dia trouxessem brinquedos, saímos para uma área própria para essas atividades e próximo dessa área se encontra um campo de areia.
     Os brinquedos forma os seguintes: bonecas, bolas, um cachorro que canta funk, alvo, uno e maquilagem. Quando chegamos no espaço determinado para as brinacadeiras que também há brinquedos como, escorregadores e um brinquedo de escalagem, alguns alunos (meninos e meninas) me pergutaram se poderiam deixar os seus brinquedos para brincar com os brinquedos da escola, percebi que com os brinquedos que trouxeram ele brincam sempre e por isso o da escola foi bem mais atrativo. Já outros preferiram brincar de bola e como o campo é do lado do espaço com os brinquedos e, fica no campo da minha visão, eu permiti que jogassem bola, nesse momento houve uma breve discussão porque algumas meninas também queriam jogar bola, intermediei a discussão para que eles entendessem que "jogar bola" é uma brincadeira e que as brincadeiras são para meninos e meninas, ainda contei para eles que tenho dois irmãos e que sempre brinquei de futebol com eles.
     Hoje quando vamos para esse espaço de brincadeiras, já não há mais nenhum tipo de atitude preconceituosa ou machista, há apenas diversão para todos independentemente do gênero.

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário