segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Módulo I Educação e Valores Vídeo-aula 11

Módulo I - Semana 3 - Vídeo-aula 11:
Prof. Viviane Pinheiro

     Perspectivas atuais das pesquisas em Psiclogia Moral



     Moralidade faz parte da nossa identidade.

     • Valores: referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o seu exterior, essas surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas, relações e sobre si mesmos.
     Tudo i que gostamos e que valorizamos é um valor.
     • Contra valores: surge da projeção negativa sobre objetos, pessoas, relações e sobre si mesmos.
     O sujeito tem papel ativo na construção dos seus valores, esses valores são construídos em sua história de vida.
     Os valores podem ser morais ou não morais. A moralidade é muito mais que uma regra, um princípio de justiça, do dever, a moralidade está integrada a identidade do sujeito. Os valores são construídos de formas diferentes, alguns valores vão se posicionando no nosso sistema moral como central ou como sistema morais periféricos.
     • Valores centrais: são os mais importantes e tem tendências de ocorrer mais fortemente diante das situações de conflitos morais que são apresentadas a nós todos os dias.


      Nesta tirinha podemos ver que os sentimentos e valores são diferentes eles, para Horácio o importante é não fazer para os outros o que não quer pra si e também fazer para os outros o que deseja que façam para si, já o outro acha normal fazer o que a maioria faz, ou seja o que esperam que ele também faça.
     As pessoas são diferentes e por isso diante de situaçoes iguais as reações não são iguais, cada um age de acordo com a sua moralidade.

     • Valores periféricos: aparecem como menos forte ou mais forte dependendo da situação apresentada.
     As situações são mais importantes para a construção dos valores, e para o posicionamento em valores centrais ou periféricos.
     Dependendo do contexto/situação os valores podem mudar de central para periférico ou mudar de periférico para central.
     Os valores são regulados também pelo sentimento, prazer, culpa, vergonha, entre outros, como objeto de estudo e não só quando há conflito, com regras e deveres que devem ser cumpridos pelos alunos, mas trabalhar com valores que ele tenha como sendo morais ou não, mas que são importantes para a sua construção da moralidade e sua identidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário