quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Módulo I Temas Transversais Vídeo-aula 1

Modulo I - Semana 1 - Vídeo-Aula 1:
Prof. Ulisses Araújo - USP
    
      Revoluções Educacionais
     
     1ª Revolução Educacional

      Mostra-se que a educação se destinava a Aristocracia, aos filhos dos nobres, reis e elites burguesas, onde o modelo educativo era de um professor por aluno. Tratava-se de um modelo excludente

  Quadro de Jean Baptiste Simeón Chardim
    "A jovem mestra"    



      2ª Revolução Educacional 
    
      Entre o século XVII e XVIII inicia-se a consolidação dos Estados Europeus com o decreto do Rei Frederico Guilherme II (Prússia) - 1787 e determina que a educação deve ser pública e de responsabilidade do estado, que até então era de responsabilidade da igreja.
     No final do século XVIII e início do século XIX cria-se o modelo de escola que temos até os dias atuais; sala de aula, carteiras enfileiradas, o professor era o detentor e transmissor do conhecimento e alunos receptores passivos.
     A educação era oferecida apenas para meninos de cor branca, sendo excluídos negros, meninas crianças com dificuldades de aprendizagem, indisciplina entre outros


      Com essa imagem podemos entender um pouco mais sobre a educação no século XIX, onde o professor era o único detentor do conhecimento e os alunos meros receptores desse conhecimento, pois ele era imposto pelo professor.
   

       3ª Revolução Educacional
     
       Inicia-se o processo de democratização onde a escola é para todos garantindo o acesso e permanência.
     Nesta inclusão temos as diferenças sociais, econômicas, psiquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gêneros; o que acaba gerando um dos maiores desafios para o profissional da educação.
     

       Como garantir uma educação de qualidade com um modelo de escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI? Essa foi uma das perguntas que surgiu no DPC (Discussões Pedagógicas Coletiva). No entanto houve bastante discussão, mas não houve resposta.
     

          Artigos, blog a cachaça da happy hour, educação, tecnologia.


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário