Prof.
Ulisses Araújo - USP
Os caminhos da interdisciplinaridade
• Disjunção: separação entre os diversos tipos
de conhecimento. Surge a disciplinarização – separação do todo em partes.
• Redução do complexo ao simples: Analisa-se a
parte como se fosse o todo. .
A tendência de reduzir o todo em partes
faz parte do comportamento humano, vemos isso em inúmeros exemplos em nosso
cotidiano, quantos de nós já não ouvimos dizer que o comportamento de certo
aluno diz respeito a separação dos pais? No entanto quantos alunos têm os pais
separados e não apresenta comportamento de indisciplina?
• Abstração: Matematização e formalização da
ciência. Com os avanços das novas tecnologias podemos conhecer lugares sem
estar presente fisicamente, esses avanços beneficiam a ciência e a construção
do conhecimento.
• Transdisciplinaridade: Temas que vão
além das disciplinas, há uma interação entre as disciplinas sem que percam as
suas especificidades, implica em um trabalho de cooperação entre todos os
envolvidos.
• Multidisciplinaridade: Cada especialista leva o seu conhecimento de forma individualizada, não há diálogo entre si, cada um faz a sua parte dentro de suas disciplinas.
• Interdisciplinaridade: É comum a duas ou mais disciplinas, ou campos de conhecimento, no entanto os profissionais de cada disciplina dialogam entre si, fazendo a leitura a partir de sua disciplina mas ouvindo os outros profissionais. Trata-se de um trabalho em grupo onde todas as partes envolvidas contribuem para o sucesso do projeto.
• Multidisciplinaridade: Cada especialista leva o seu conhecimento de forma individualizada, não há diálogo entre si, cada um faz a sua parte dentro de suas disciplinas.
• Interdisciplinaridade: É comum a duas ou mais disciplinas, ou campos de conhecimento, no entanto os profissionais de cada disciplina dialogam entre si, fazendo a leitura a partir de sua disciplina mas ouvindo os outros profissionais. Trata-se de um trabalho em grupo onde todas as partes envolvidas contribuem para o sucesso do projeto.
Este é o poema que traduz esse vídeo, e como podemos ver as
coisas não são separadas, e o aprendizado não pode se dar de forma separada do
todo porque as coisas estão juntas, como diz no poema a escola e a cultura lhe
separarm a cabeça do corpo e roubaram-lhe noventa e nove e o trabalho
transdisciplinar nos permite conectar a escola com o todo.
Ao Contrário, as Cem
Existem
Loris
Malaguzzi
A
criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.
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