quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Módulo I Temas Transversais Vídeo-aula 2

Módulo I - Semana 1 - Vídeo-aula 2 


Prof. Ulisses Araújo - USP

      

      Os caminhos da interdisciplinaridade



   Bases do pensamento simplificador – Três princípios. (Edgar Morin)
     • Disjunção: separação entre os diversos tipos de conhecimento. Surge a disciplinarização – separação do todo em partes.
     • Redução do complexo ao simples: Analisa-se a parte como se fosse o todo.      .
      A tendência de reduzir o todo em partes faz parte do comportamento humano, vemos isso em inúmeros exemplos em nosso cotidiano, quantos de nós já não ouvimos dizer que o comportamento de certo aluno diz respeito a separação dos pais? No entanto quantos alunos têm os pais separados e não apresenta comportamento de indisciplina?
     • Abstração: Matematização e formalização da ciência. Com os avanços das novas tecnologias podemos conhecer lugares sem estar presente fisicamente, esses avanços beneficiam a ciência e a construção do conhecimento. 
  
        Movimentos de superação da disciplinarização:

       • Transdisciplinaridade: Temas que vão além das disciplinas, há uma interação entre as disciplinas sem que percam as suas especificidades, implica em um trabalho de cooperação entre todos os envolvidos.
       • Multidisciplinaridade: Cada especialista leva o seu conhecimento de forma individualizada, não há diálogo entre si, cada um faz a sua parte dentro de suas disciplinas.
       • Interdisciplinaridade: É comum a duas ou mais disciplinas, ou campos de conhecimento, no entanto os profissionais de cada disciplina dialogam entre si, fazendo a leitura a partir de sua disciplina mas ouvindo os outros profissionais. Trata-se de um trabalho em grupo onde todas as partes envolvidas contribuem para o sucesso do projeto.


     

        Este é o poema que traduz esse vídeo, e como podemos ver as coisas não são separadas, e o aprendizado não pode se dar de forma separada do todo porque as coisas estão juntas, como diz no poema a escola e a cultura lhe separarm a cabeça do corpo e roubaram-lhe noventa e nove e o trabalho transdisciplinar nos permite conectar a escola com o todo.



 Ao Contrário, as Cem Existem
Loris Malaguzzi 

 A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.


  

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