Modulo I - Semana
1 - Vídeo-aula 4:
Prof. Ulisses Araújo - Usp
Prof. Ulisses Araújo - Usp
A escola e a construção de valores
Sete dimensões que a escola precisa atentar para promover uma formação de educação para a cidadania, pautada numa educação em valores.
• 1. Os
conteúdos escolares: temos um currículo fechado com disciplinas de L.
Portuguesa, Matemática, Ciências, entre outras e, não trabalhamos formação de
valores e cidadania.
Para que de
fato aconteça uma educação em valores é necessário que os conteúdos de
temáticas: ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática
sejam inseridas nos conteúdos escolares.
• 2.
Metodologia das aulas: Além da inserção de valores nos conteúdos escolares é
necessário que o professor tenha uma postura de respeito, de construção
coletiva implantando o diálogo como forma de expressão, soluções de problemas e
resoluções de conflitos tornando possível o papel ativo do aluno na construção
da aprendizagem.
alfaangloandradas.com.br
• 3. O
trabalho intencional com valores: A escola precisa ter a “intenção” de que os
alunos construam valores da mesma forma que prioriza as disciplinas formais
objetivando o aprendizado de respeito mútuo, fazendo inclusive trabalho de
avaliação assumindo como parte do seu Projeto Político Pedagógico.
• 4. As
relações interpessoais: Respeito, autoridade e admiração é o sentimento que
promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita, sendo
assim, para construir a autoridade do professor é preciso que a relação
professor X aluno seja de respeito, é necessário que o professor assuma uma
postura ativa, sem discriminação e com senso de justiça social, colocando-se
como agente orientador, facilitador da aprendizagem onde também estará sujeito
a aprender e aberto às mudanças posicionando-se sempre com respeito às opiniões
dos educandos.
• 5. A
auto-estima: Tem como ponto de partida a auto-imagem – cada ser humano constrói
para si uma imagem que julga representa-lo, com a qual se identifica e se
confunde. (Harkot – de – la –Taille, 1999).
O professor
para trabalhar com valores precisa acreditar em si, estabelecer relações
democráticas por meio do diálogo e ações cooperativas. É preciso conhecer-se
para entender o outro, pois o professor tem um papel importante na formação ética
e moral de seus alunos, ajudando-os a construir uma imagem positiva de si para
que possam assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando
diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
• 6. O auto
conhecimento: É fundamental conhecer as próprias emoções e sentimentos para se
agir com ética e justiça, não fazendo para os outros o que não quer para si.
• 7. Gestão
escolar: A escola deve ser um espaço de aprendizagem participativa e democrática,
de respeito à diversidade, um lugar de
encontro, de conhecimento, de experiências, deve ser um lugar de se ensinar e
aprender democracia. Tem que ser um lugar onde há espaço para expor seu
pensamento, suas críticas e não uma instituição em que as decisões sejam
centralizadas em um pequeno grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário