quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Módulo I Educação e Valores Vídeo-aula 4



Modulo I - Semana 1 - Vídeo-aula 4: 
Prof. Ulisses Araújo - Usp
     

     A escola e a construção de valores

    
Sete dimensões que a escola precisa atentar para promover uma formação de educação para a cidadania, pautada numa educação em valores.
     • 1. Os conteúdos escolares: temos um currículo fechado com disciplinas de L. Portuguesa, Matemática, Ciências, entre outras e, não trabalhamos formação de valores e cidadania.
     Para que de fato aconteça uma educação em valores é necessário que os conteúdos de temáticas: ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática sejam inseridas nos conteúdos escolares.
     
   



     • 2. Metodologia das aulas: Além da inserção de valores nos conteúdos escolares é necessário que o professor tenha uma postura de respeito, de construção coletiva implantando o diálogo como forma de expressão, soluções de problemas e resoluções de conflitos tornando possível o papel ativo do aluno na construção da aprendizagem.

                                                    alfaangloandradas.com.br

     • 3. O trabalho intencional com valores: A escola precisa ter a “intenção” de que os alunos construam valores da mesma forma que prioriza as disciplinas formais objetivando o aprendizado de respeito mútuo, fazendo inclusive trabalho de avaliação assumindo como parte do seu Projeto Político Pedagógico.

     • 4. As relações interpessoais: Respeito, autoridade e admiração é o sentimento que promove a identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita, sendo assim, para construir a autoridade do professor é preciso que a relação professor X aluno seja de respeito, é necessário que o professor assuma uma postura ativa, sem discriminação e com senso de justiça social, colocando-se como agente orientador, facilitador da aprendizagem onde também estará sujeito a aprender e aberto às mudanças posicionando-se sempre com respeito às opiniões dos educandos.

     • 5. A auto-estima: Tem como ponto de partida a auto-imagem – cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representa-lo, com a qual se identifica e se confunde. (Harkot – de – la –Taille, 1999).
     O professor para trabalhar com valores precisa acreditar em si, estabelecer relações democráticas por meio do diálogo e ações cooperativas. É preciso conhecer-se para entender o outro, pois o professor tem um papel importante na formação ética e moral de seus alunos, ajudando-os a construir uma imagem positiva de si para que possam assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.

     • 6. O auto conhecimento: É fundamental conhecer as próprias emoções e sentimentos para se agir com ética e justiça, não fazendo para os outros o que não quer para si.


     • 7. Gestão escolar: A escola deve ser um espaço de aprendizagem participativa e democrática, de respeito à diversidade,  um lugar de encontro, de conhecimento, de experiências, deve ser um lugar de se ensinar e aprender democracia. Tem que ser um lugar onde há espaço para expor seu pensamento, suas críticas e não uma instituição em que as decisões sejam centralizadas em um pequeno grupo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário