sábado, 27 de outubro de 2012

Módulo I Educação e Valores Vídeo-aula 24

Módulo I - Semana 6 - Vídeo-aula 24
Prof. Daniele Kowalewski

     Diversidade/pluralidade cultural na escola 

     Nessa aula a professora levanta algumas discussões para que possamos pensar em nossas práticas.
     Uma das questões fala sobre quais são os valores contemplados para que uma educação que visa a diversidade seja possível.
     No Brasil a diversidade marca toda a nossa vida  escolar e social, na década de 90 aumenta o acesso dos estudantes ao ensino fundamental das escolas públicas e com isso um maior número de diversidades chegam à escola.
     São citadas algumas dificuldades de utilizar os tema: diferença, diversidade, pluralidade e multiculturismo, todos esses temas trabalham com a mesma questão, mas cada um traz diferenças bem distintas entre si.
     Quando abordamos esse tema pensamos em que deve ser contemplado na escola, a igualdade de todos, ou a diferença de cada grupo específico?




     De acordo com o texto dos autores: Silvia Dusclatsky e Carlos Skliar, chamado "O nome   dos outros": narrando a autoridade na cultura e na educação, os autores nos traz três classificações:
    

     • O outro enquanto fonte de todo mal/ de doenças e que deve ser evitado/ teve início no século XX em  decorrencia do nazismo e processo de escravidão.
    

     • O outro como sujeito pleno de uma marca cultural/ não tratar o outro como aquele que está preso  numa marca de cultura, seja o aluno indígena, negro ou de uma determinada religião.


     • O outro como alguém a tolerar/ é desprezado pela sua diferença/ a diferença é tolerada e não trabalhada.

     O vídeo " Lavagem cerebral" de Gabriel o pensador, nos mostra que nos dias atuais ainda há muitas formas de preconceito e racismo, nós educadores podemos orientar nossos alunos a eliminar qualquer tipo de preconceito e levá-los a examinar as suas atitudes porque a mudança depende nós.

     
     A diversidade no Brasil vem desde o tempo da colonização, mas há pouco tempo essas questões chegaram à diretrizes educacionais através da luta dos grupos do movimento negro, indígena e vários outros movimentos.
    Com a redemocratização o tema pluralidade passou a ser abordado no ensino de História do Brasil, em 1996 a LDB ( lei 9394/96) aborda a necessidade de se trabalhar a diversidade, mas com foco na educação indígena.
      Em 1998 com os PCNs o tema pluralidade cultural passa a ser um dos temas transversais da educação brasileira.
     Em 2003 com a lei 10639, a história da África e cultura Afro-brasileira passou a ser obrigatoriedade no ensino das nossas escolas.
     Em 2005, Diretriz Curricular Nacional para a Educação Étinico-Racial.
     Em 2007 foi feita a Pulicação do Programa Ética e Cidadania com texto de autores consagrados.
     Em 2010 foi assinado o Estatuto de Igualdade Racial.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário