quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Módulo I Temas transversais Vídeo-aula 5

Modulo I - Semana 2 - Vídeo-aula 5:
Prof. Ulisses Araújo - USP

      O conceito de transversalidade

     Novos sentidos para a educação e a ciência: 
     Os avanços paradigmáticos da ciência podem não ser suficientes para se construir a democracia, a justiça, e o bem estar social.
     A ciência promoveu grandes avanços desde a modernidade, reconhecemos que vários conteúdos são importantes para a formação da futura geração.
     Na maioria dos Projetos Políticos Pedagógicos os objetivos centrais da educação são instrução e formação ética e moral, no entanto percebemos que ainda há muita dificuldade em se trazer outros conteúdos que não foram trabalhados no cotidiano das futuras gerações.
     grande impasse que temos hoje é a questão do modelo disciplinar de especialização e a ideia de transversalidade vem romper essa visão, apontando caminho para poder superar essa disciplinarização e trazer para dentro da escola temas que visam à melhoria da sociedade e da humanidade perpassando o currículo da escola com a preocupação ético-político-social. 
     Um tema para ser transversal precisa estar atrelado à temáticas que buscam dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, que buscam conectar a escola e à vida das pessoas, os problemas sociais.
    Podemos citar vários temas para o momento como: ética, valore, violência, saúde, meio ambiente, entre outros.

                                             
                                            Imagem trazida por Cordiolli (1999)
     
      Percebemos que os temas transversais nos permite ver o mundo, conectando a escola com os problemas sociais e nos levam a buscar respostas para a resolução de problemas. 


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