Prof. Ulisses Araújo - USP
O conceito de transversalidade
Novos sentidos para a educação e a ciência:
Os avanços
paradigmáticos da ciência podem não ser suficientes para se construir a
democracia, a justiça, e o bem estar social.
A ciência
promoveu grandes avanços desde a modernidade, reconhecemos que vários conteúdos
são importantes para a formação da futura geração.
Na maioria dos
Projetos Políticos Pedagógicos os objetivos centrais da educação são instrução
e formação ética e moral, no entanto percebemos que ainda há muita dificuldade
em se trazer outros conteúdos que não foram trabalhados no cotidiano das
futuras gerações.
grande
impasse que temos hoje é a questão do modelo disciplinar de especialização e a
ideia de transversalidade vem romper essa visão, apontando caminho para poder
superar essa disciplinarização e trazer para dentro da escola temas que visam à
melhoria da sociedade e da humanidade perpassando o currículo da escola com a
preocupação ético-político-social.
Um tema para ser transversal precisa estar atrelado à temáticas que buscam dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, que buscam conectar a escola e à vida das pessoas, os problemas sociais.
Um tema para ser transversal precisa estar atrelado à temáticas que buscam dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, que buscam conectar a escola e à vida das pessoas, os problemas sociais.
Podemos citar
vários temas para o momento como: ética, valore, violência, saúde, meio
ambiente, entre outros.
Imagem trazida por Cordiolli (1999)
Imagem trazida por Cordiolli (1999)
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