quarta-feira, 3 de julho de 2013

Módulo IV Profissão Docente Vídeo-aula 21

Módulo IV - Semana 6 - Vídeo-aula 21
Prof. Silvia Colello

     A complexidade da constituição docente

     A té a década de 70 todo fracasso escolar era culpa do aluno, o professor ensinou e se o aluno não aprendeu, a culpa é dele.
     Nos anos 80 muitos estudos diferenciados modificaram um pouco essa realidade, e o culpado do fracasso escolar não é mais o aluno, o culpado passa a ser o próprio funcionamento da escola e com isso muda a compreensão do papel do professor, mas ainda permanece a lógica de que é o professor que tem que resolver tudo.
     É na competência desse professor que está toda a solução para o problema.
     O professor passa por frustrações quanto ao salário, número de alunos por classe, falta instrumentos pedagógicos para o trabalho, mas também passa por situações de satisfação quando o aluno aprende, que a classe superou algum problema, o ambiente escolar.
     Não é só o conhecimento e a formação desse professor que vale, mas é o conhecer, o viver o dia-a-dia na escola, o refletir sobre tudo isso e lutar por condições melhores de trabalho.


                             

     O relato dos professores mostra o quanto a classe está sofrendo com o abandono, pois sentem-se sozinhos,  tendo que fazer mágicas para que uma classe com mais de 32 alunos aprendam e muitas vezes nessa mesma classe há 2, 3 ou mais alunos com necessidades especiais que também precisam de atenção, os baixos salários, a falta de apoio das famílias, entre tantas outras coisas. E quando alguma coisa não dá certo, o aluno não aprende a culpa é do professor, o professor atual está passando por crises de estresse, como vimos no início da aula o diálogo entre uma professora e um médico,os professores estão adoecendo. Vimos também a pesquisa que mostra que o número de alunos que querem se formar professores estão caindo ano a ano.
     E com tudo isso que foi colocado há professores que conhecem os seus alunos, percebe as suas dificuldades, ouve as suas sugestões, críticas, opiniões e desenvolve um bom trabalho com sua classe, é aquela professora que luta, busca e não desiste, porque ama o seu trabalho e o faz com profissionalismo.

                   


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário