quinta-feira, 4 de julho de 2013

Módulo IV Educação Especial Vídeo-aula 28


Módulo IV - Semana & - Vídeo-aula 28
Prof.Jaqueline Cristina Crempe

     O professor não pode estar só: O espaço interdisciplinar e com a comunidade

     Muitas vezes o professor se encontra só na sala de aula, sendo um professor para 40 alunos com aula programada, mas diferentes modos de aprender e diferentes modos de comportar-se.Isso acaba gerando frustração para o professor e a percepção da inadequação do aluno no ambiente de sala de aula.
     A persistência das dificuldades do aluno frente às inúmeras tentativas do professor de incluir esse aluno gera frustração.
     É importante saber lidar com as frustrações e envolve a revisão das expectativas que acabam por questionar a capacidade do professor em fazer o aluno aprender, ou seja onde o aluno pode chegar, respeitando as suas dificuldades e investindo em seus potenciais.
     O professor pode ter ajuda da escola, que tem o papel de garantir uma escola organizada e inclusiva, realizar encaminhamentos e solicitar serviços, além de realizar a busca e acesso ao suporte, identificação dos recursos existentes na comunidade, estabelecimento de parcerias, convênios ou outras formas de ação conjunta.



     A equipe interdisciplinar pode ajudar o professor trazendo informações valiosas e até indicação da necessidade do uso de medicação, o diagnóstico pode explicitar áreas de dificuldade, e fornecer indicativos de áreas potenciais, que incentiva e norteia o investimento na potencialidade do aluno.

                    
     O professor precisa ter o auxílio da sua equipe para que haja o compartilhamento de conhecimento e real possibilidade de revisão das expectativas e perspectiva.
     É preciso garantir o espaço intra escolar para expor experiências, frustrações e trabalhar os desafios.
     A família precisa acompanhar os avanços de seus filhos e estar ciente das dificuldades, no entanto a ênfase nas potencialidades encoraja os pais a não desistirem dos seus filhos.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário