domingo, 9 de junho de 2013

Módulo IV Educação Especial Vídeo-aula 8

Módulo IV - Semana 2 - Vídeo-aula 8
Prof. Kátia Amorim

     Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial.

     Abaixo segue um vídeo, onde pesquisadores como:  Maria Teresa Mantoan, Marcos Mazzota, Ulisses Araújo, falam sobre a Política Nacional para a Educação Inclusiva.

 

       O programa mostra a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com entrevistas de Maria Teresa Mantoan, da Faculdade de Educação -- Unicamp; Marcos Mazzota, da Faculdade de Educação -- USP; e Ulisses Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades -- USP. Faz parte do Eixo Articulador -- Educação Inclusiva do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp.

     Abaixo segue um vídeo que aborda a educação inclusiva com a presença de professores, pedagogos, psicólogos, pais e ex-alunos que conversam sobre a educação inclusiva.

     
 
     Essa vídeo-aula me chamou bastante atenção por trazer um tema que eu me interesso e procuro sempre pesquisar, pois trabalhar com crianças com necessidades especiais é um grande desafio, já que cada uma é única, mesmo tendo a mesma deficiência, o que deu certo para uma criança nem sempre dará certo para outra e nós educadores devemos utilizar diversos tipos de estratégias para que as crianças com necessidades especiais avancem na aprendizagem.

     Abaixo segue um trabalho científico que nos traz bastante informações sobre a história da educação especial no Brasil.
   
  Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto, 2010 Historia de la educación de anormales y de la educación especial en Iberoamérica ___________________________________________________ _______ * Apoio Conselho Nacional de Desen- volvimento Científico e Tecnológico (CNPq). ** Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. E-mail: egmendes@ufscar.br Breve histórico da educação especial no Brasil Resumo Breve histórico da educação especial no Brasil.
 
    

    

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