domingo, 9 de junho de 2013

Módulo IV Profissão Docente Vídeo-aula 9

Módulo IV - Semana 3 - Vídeo-aula 9
Prof. Silvia Colello

     Modelos de ensino : das concepções docentes práticas às pedagógicas.

     A professora Silvia Colello fala das ciladas da prática que se esgota em si mesmo.
  • Os fins justificam os meios
  • Insegurança do professor
  • Trajetória incerta dos alunos e resultados inexplicáveis
  • Dificuldades para planejar e avaliar
  • Desequilíbrio dp projeto educativo
  • Falta de diretrizes e de critérios para organizar o fazer pedagógico
      
     A revista Nova Escola de novembro de 2010 traz uma matéria sobre as tendências pedagógicas: Inatismo, Empirismo e Construtivismo com o título: Três ideias sobre a aprendizagem.
     Essa matéria vem de encontro com o que foi apresentado nessa vídeo-aula. 
     
     Segue alguns trechos da matéria exibida na revista Nova Escola
     
   
      Inatismo, o saber congênito

      A busca por respostas começa na Antiguidade grega, com o nascimento do pensamento racional, que busca explicações baseadas em conceitos (e não mais em mitos) como uma forma de entender o mundo. Para os primeiros filósofos, a dúvida consistia em saber se as pessoas possuem saberes inatos ou é se possível ensinar alguma coisa a alguém.

   


      Empirismo, a absorção do conhecimento externo

      Aristóteles (384-322 a.C.) apresentou uma perspectiva contrária à de Platão (como se vê no quadro resumo, abaixo). Segundo ele, embora as pessoas nasçam com capacidade de aprender, elas precisam de experiências ao longo da vida para que se desenvolvam. A fonte do conhecimento são as informações captadas do meio exterior pelos sentidos. Ideias como essa impulsionaram o empirismo, corrente favorável a um ensino pela imitação - na escola, as atividades propostas são as que facilitam a memorização, como a repetição e a cópia.

   


      Construtivismo, a tentativa de caminho do meio

      Com inatismo e empirismo apontando para lados opostos ("O saber está no indivíduo" versus "O saber está na realidade exterior"), o século 20 nasceu com uma tentativa de caminho do meio para explicar o aprendizado: a perspectiva construtivista. De acordo com essa linha, o sujeito tem potencialidades e características próprias, mas, se o meio não favorece esse desenvolvimento (fornecendo objetos, abrindo espaços e organizando ações), elas não se concretizam.

   


      Abaixo segue o link da matéria: Três ideias sobre a aprendizagem.
    
     http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/inatismo-empirismo-construtivismo-tres-ideias-aprendizagem-608085.shtml




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário