domingo, 9 de junho de 2013

Módulo IV Profissão Docente Vídeo-aula 10

Módulo IV - Semana 3 - Vídeo-aula 10
Prof. Gabriel Perissé
    
     A relação entre professor e aluno

     "A experiência pedagógica se realiza como experiência bidirecional, criando uma atmosfera em que se cultivam o respeito mútuo, a curiosidade, o espírito de pesquisa, o diálogo, a busca das verdades e dos valores".
                                                                                                                                Prof. Gabriel Perissé
    

   O Professor Gabriel Perissé fala da importância da experiência bidirecional, que não é só alguém que se dirige ao outro, é uma união, e essa experiência é importante no relacionamento humano em geral.
     Nessa vídeo-aula o professor Gabrile Perissé fala que o professor tem quer ser um ser ambital.
     É necessário que professor e alunos se respeitem para que se tornem seres ambitais conscientes, é preciso fazer um investimento mais criativo, é preciso que as pessoas vejam a sala de aula como um lugar de encontro, de encontro intelectual, de encontro afetivo, de encontro em busca do conhecimento, um lugar onde as liberdades não entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas.

     Adorei essa aula, pois fala exatamente o que eu penso da relação entre o professor e aluno, quando o professor promove um ambiente de respeito, afeto e tem atitudes ética, com certeza o espaço da sala de aula passa a ser um lugar de encontro e de liberdades para experiências criativas.
     Procuro sempre produzir um ambiente de respeito e de afeto, e com isso recebo em troca muitas manifestações de carinho.
     Abaixo segue algumas das cartinhas que recebo dos meus alunos e as guardo com muito carinho, pois sei que é fruto de admiração, carinho e respeito recíprocos.

     
Após ter trabalhado com o gênero textual: poemas, grande foi a minha surpresa e alegria ao receber esse poema de uma aluna do 5º ano A - Minha primeira turma após concluir o curso de Pedagogia.

Essa foi uma homenagem no dia dos professores que recebi, e  isso foi o meu  melhor presente!

Homenagem do dia dos professores que recebi dos meus alunos do 3º ano B



Aqui estão algumas cartinhas que recebi dos meus alunos do 5º ano A, 5º ano B e 5º ano F.



Essas cartinhas têm significados muito importantes para mim, eu as recebi dos meus alunos do 5º ano  de uma escola estadual da V. Ré, quando me despedi deles, porque iria para uma escola de tempo integral e precisei fazer a opção de deixá-los. Eu vi que não era querida apenas por alguns alunos da classe, mas sim por todos! E isso não tem dinheiro no mundo que pague! Amo minha profissão e amo meus alunos!



Essa é uma das mais recentes cartinhas que recebi, foi em maio/2013, de uma aluna do Sesi - 413.


Nenhum comentário:

Postar um comentário