Prof. Kátia Amorim
Ética e valores na ação educativa
História da escola: A quem se destina?
Prof. Ulisses Araújo
1ª Revolução: grupos diferenciados, individualizado, por preceptor.
2ª Revolução: responsabilidade do Estado e pública, ainda restrita a certas camadas + professor com vários alunos.
- Homogeneização
- Legitimação da exclusão
- Naturalização cultural: quem cabe ir à escola e como ensinar!
Paradigmas escolares:
- Ler/escrever (Clero)
- Escrever/contar (comércio)
- Cultura letrada (alfabética)
Surdas: usam a língua de sinais
Cegas: usam o braille
Deficientes físicos e que necessitam do uso do computador
Como o professor se sente frente há tantos desafios?
É necessário que haja uma discussão que a educação tem que ser inclusive uma instância privilegiada para se evitar e corrigir práticas intolerantes e que vá aumentar o respeito e a solidariedade, se colocar no lugar do outro, o respeito mútuo, levando em conta as diferenças e a diversidade.
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