domingo, 2 de junho de 2013

Módulo IV Educação Especial Vídeo-aula 3

Módulo IV - Semana 1 - Vídeo-aula 3
Prof. Kátia Amorim

     Ética e valores na ação educativa

     História da escola: A quem se destina?
     Prof. Ulisses Araújo

     1ª Revolução: grupos diferenciados, individualizado, por preceptor.

     2ª Revolução: responsabilidade do Estado e pública, ainda restrita a certas camadas + professor com vários alunos.
  • Homogeneização
  • Legitimação da exclusão
  • Naturalização cultural: quem cabe ir à escola e como ensinar!
     3ª Revolução: Universalização do acesso à educação.

      Paradigmas escolares:
  • Ler/escrever (Clero)
  • Escrever/contar (comércio)
  • Cultura letrada (alfabética)
     Deficiência mental: dificuldades para ler/ escrever/contar
     Surdas: usam a língua de sinais
     Cegas: usam o braille
     Deficientes físicos e que necessitam do uso do computador

     Como o professor se sente frente há tantos desafios?
     É necessário que haja uma discussão que a educação tem que ser inclusive uma instância privilegiada  para se evitar e corrigir práticas intolerantes e que vá aumentar o respeito e a solidariedade, se colocar no lugar do outro, o respeito mútuo, levando em conta as diferenças e a diversidade.

                     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário