domingo, 2 de junho de 2013

Módulo IV Profissão Docente Vídeo-aula 5

Módulo IV - Semana 2 - Vídeo-aula 5
Prof. Rosa Iavelberg

     O papel do professor na mediação cultural

     O papel do professor na mediação cultural é muito importante junto com os alunos na sala de aula; porque é importante aproximar os alunos dos agentes culturais e também dos artistas.
     Arte promove a auto-estima do aprendiz porque possibilita a expressão de cada um, construída com base no saber fazer, saber interpretar e valorizar arte de modo autoral em um contexto de aprendizagem compartilhada.
     As obras de artes trazem também temáticas transversais dentro dos seus conteúdos como: temas sociais relevantes da atualidade, podemos pensar em meio ambiente, ética, saúde, trabalho e consumo, ou qualquer outro tema que se destaque no lugar da região onde a escola está inserida.
     
     No primeiro quadrimestre do ano eu e meus alunos trabalhamos o conteúdo do livro de Arte: Brinquedos e Brincadeiras e no livro de ED. Física: Um livro chamado brinquedo, onde há imagens de brinquedos antigos e brinquedos atuais.
     Conversando com minha parceira de turma, resolvemos ampliar o trabalho montando uma oficina onde os alunos iriam construir os brinquedos citados no livro e em seguida os levaríamos para uma área externa da classe onde os alunos poderiam brincar com os brinquedos construídos e poderiam fazer trocas para que todos vivenciassem um pouco de todas as brincadeiras.
      Após os alunos terem brincado com os brinquedos, surgiu uma pergunta: O que faremos com os brinquedos?
     Sugeri que fizéssemos uma exposição para convidar as outras turmas da escola a conhecer o trabalho que eles realizaram e os pais também foram convidados a visitar a exposição.
     Os alunos adoraram a ideia, e fizemos uma votação para escolher três alunos para explicar como foi realizado as etapas da confecção dos brinquedos para os visitantes.
     A exposição ficou no pátio da escola por vários dias e até os alunos do ensino fundamental II e Médio brincavam com os brinquedos e depois colocavam no lugar.
     Os alunos ficam encantados e orgulhosos de ver os alunos "grandes" brincando com os brinquedos construídos por eles.
     A família também foi envolvida no "projetinho", pois os alunos deveriam confeccionar um brinquedo com o auxílio da família, para também ser exposto na exposição.
     Hoje os brinquedos ocupam um espaço em nossa classe e sempre que possível os alunos podem brincar com eles.

     Segue algumas fotos da Exposição: 










    

Nenhum comentário:

Postar um comentário