sábado, 15 de junho de 2013

Módulo IV Educação Especial Vídeo-aula 12

Módulo IV - Semana 3 - Vídeo-aula 12
Prof. Ana Claudia Lodi

     Como vem sendo organizada a educação especial no país?

     Estruturação dos serviços para crianças e jovens com necessidades educacionais: a escola especial, escola regular, sala de recursos, classe especial e AEE, dentre outros.
   
     Em 1854 foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, que em 1891 passou a ser chamado Instituto Benjamin Constant - IBC
     As pessoas com deficiências mentais, eram confinadas em ambientes separados, porque entendiam que que essas pessoas precisavam de maiores cuidados e proteção, e por isso eles eram enviados para asilos e manicômios.
     As pessoas com necessidades especiais eram excluídos socialmente do contato com aqueles considerados normais.
     Hoje ainda a sala de aula regular para esses alunos são entendidas como lugar de socialização, os alunos com necessidades educativas especiais nem sempre tem as atividades pensadas para eles.
     Os professores estão poucos ou não estão preparados para a educação de alunos com NEEs;  e tem sido dada a eles uma responsabilidade educacional, numa sala de aula que está sendo construída com um número muito elevado de alunos.


       
       Abaixo segue um trecho do filme: O milagre de Anne Sullivan, eu assisti durante uma aula do curso de pedagogia, e recomendo para todos os profissionais de educação, pois só um professor sabe a alegria que sente ao ver seu aluno com necessidades especiais avançar no seu aprendizado, o mesmo aluno que chegou à escola assustado e sem saber direito o que o esperava.
     Nesse filme mostra a dificuldade da professora em lidar com apenas uma aluna com necessidades especiais, e todos os seus esforços eram direcionados para essa aluna. A realidade dos atuais professores é bem diferente, eles têm uma classe super lotada, chegando a ter entre 32 a 45 alunos por classe e muitas vezes chegam a ter mais de um aluno com necessidades especiais. É visível os esforços e dedicação dos professores para que esses alunos com necessidades especiais sejam incluídos em todas as atividades escolares e que avancem em suas aprendizagens.

   
     Segue o link que conta um pouco da história real de Helen Keller, cega e surda.

  http://turismoadaptado.wordpress.com/2012/11/25/o-milagre-de-anne-sullivan-filme-baseadio-na-historia-real-da-surdocega-helen-keller/

Nenhum comentário:

Postar um comentário